Principais elementos na arquitetura no estilo industrial

Atualmente, é bastante comum ouvir falar sobre a arquitetura industrial, mas nem todos conhecem as suas principais características. Por mais que esse conceito tenha raízes antigas, os seus padrões foram aprimorados com o passar dos anos e sendo utilizados cada vez mais, tanto em residências quanto em ambientes corporativos.

Além de tudo, suas características oferecem um aspecto de praticidade e funcionalidade, por isso, tem se tornado cada vez mais valorizada no mercado.

Com isso em mente, separamos alguns dos principais elementos na arquitetura no estilo industrial, para você ficar por dentro do assunto e tirar todas as dúvidas.

1. Cimento queimado e concreto aparente

Em geral, a arquitetura no estilo industrial apresenta algumas características específicas, como aspectos rústicos, ásperos ou até mesmo inacabados, por isso, o concreto aparente e o cimento queimado se tornam uma ótima opção.

Nesse sentido, investir em um aspecto de parede e chão invertidos, tem se tornado cada vez mais presente nos elementos de estilo da arquitetura industrial. Além disso, muitas pessoas também optam por construir balcões de concreto e deixá-los sem acabamento.

2. Instalações expostas

Seja tubulação, vigas ou dutos expostos, são uma forte marca do estilo industrial, pois uma das principais influências do estilo dessa arquitetura é o aspecto de imperfeição, ou seja, o “bruto” das indústrias.

Desse modo, um dos elementos que compõem essa categoria, são as instalações à vista, como canos, instalações elétricas e várias outras opções.

3. Iluminação

Assim como as diversas instalações, é bastante comum notar luminárias com a fiação à mostra, pois realça aquele aspecto de algo inacabado.

Um ótimo exemplo, são as luminárias de teto. Entretanto, esse quesito não se limita apenas a essas preferências, podendo ser opções de mesa de cabeceira, de parede, porém, sempre influenciado para o aspecto industrial.

4. Tijolos

Geralmente, os tijolinhos de barro amostra, também são bastante marcantes quando se trata do estilo industrial, pois trazem a lembranças das fábricas em meados do século XX.

Além de tudo, são ótimas opções para quem deseja deixar o ambiente mais confortável, evitando o concreto e o aço, que são estilos bastante utilizados na arquitetura industrial.

5. Ambientes integrados

Como citado no texto, a arquitetura industrial sempre traz à tona os aspectos das antigas indústrias, principalmente, os seus galpões, por isso, as divisões de ambiente tendem a ser dispensáveis em suas características.

Desta forma, o que mais se destaca são os ambientes integrados, voltado para opções com bastante iluminação, circulação do ar e vários outros pontos. Para deixar esses ambientes com uma pegada ainda mais industrial, são utilizadas portas e janelas grandes.

6. Elementos modulares

Outro ponto bastante marcante no estilo industrial é por os elementos que compõem são pensados para serem versáteis, práticos e que possam servir para ações diferentes, de acordo com a necessidade do indivíduo. Sejam mesas com alteração de altura, estantes que também são gaveteiros e várias outras opções.

Quer saber mais sobre o assunto? Então continue lendo outro artigo no blog ou se desejar, solicite um orçamento e saiba como adquirir uma ótima cobertura no estilo industrial.