Mitos e verdades sobre o protetor solar
À primeira vista, o protetor solar é um produto que faz parte da vida de boa parte da população, por ser algo com a funcionalidade de proteger a pele, se torna fundamental para o dia a dia.
Além disso, esse produto consegue evitar doenças como câncer de pele, por exemplo. Entretanto, o que muitos não sabem é que além de verdade, também existem alguns mitos relacionados ao protetor solar.
Por isso, separamos alguns dos mitos e verdades desse produto que protege você até mesmo nos dias que não tem sol. Confira!
Mitos sobre o protetor solar
1. Não precisa usar o protetor solar em casa
Em geral, muitos acreditam que o protetor solar só deve ser utilizado quando sair ao ar livre, contudo, não é de costume que os vidros das janelas em nossa casa possuam capacidade de evitar as radiações solares, sendo uma das maiores causadoras de manchas e envelhecimento precoce.
Além disso, os protetores solares também protegem a pele da luz azul, naturalmente emitida por aparelhos celulares, computadores, televisão e vários outros aparelhos. Essa luz provoca a oxidação dos lipídios, destruindo as fibras de colágeno.
2. Só precisa de protetor em dias de sol
Sobretudo, muitas pessoas se enganam por acreditar que o uso do protetor solar se resume apenas aos dias ensolarados e que nos dias nublado não há necessidade. Porém, o que muitos não sabem é que cerca de 60% da radiação solar consegue atravessar as nuvens, assim, a radiação se torna constante mesmo nos dias nublados.
3. Só precisa aplicar uma vez ao dia
Outro mito é sobre a aplicação do produto, muitas pessoas afirmam que é só necessário uma vez ao dia, porém, é importante fazer a reaplicação a cada duas horas. Pois, a própria radiação consegue incidir e degradar o protetor ao invés da nossa pele.
Verdades sobre o protetor solar
1. Deve ser aplicado momentos antes
A princípio, o que muitos não sabem é que o protetor solar deve ser aplicado no mínimo 30 minutos antes de você tomar sol. Isso porque, em sua composição são usadas substâncias que precisam de um tempo maior para se adaptar à pele e conseguir realizar a proteção.
2. Tem que usar protetor no inverno
Ainda mais, o protetor solar deve ser utilizado em todas as épocas, sejam frias ou quentes. Por mais que seja um produto que fique esquecido nas épocas frias, ele é necessário para dar continuidade na proteção da pele, pois, independente do clima, os raios UVA estão presentes diariamente.
3. Evita o envelhecimento precoce
Como citado no texto, os raios ultravioletas são um dos maiores causadores do envelhecimento precoce, por isso, ao utilizar o protetor solar evita a incidência e se torna uma ação preventiva. Vale lembrar que é importante escolher o produto adequado para cada tipo de pele, assim, ele cumprirá melhor a sua função.
Gostou do nosso post?
Então realize um orçamento e saiba como manter a sua casa protegida dos raios ultravioletas que podem acarretar vários problemas de pele e saúde.