Diferença entre cobertura com vidro e policarbonato

Ao escolher uma cobertura é importante observar diversos pontos, desde suas vantagens ou até a que mais se encaixa com a necessidade do ambiente.

Atualmente, é possível contar com opções variadas, como é o exemplo das coberturas de vidro e policarbonato.

Além de serem opções transparentes que permitem aproveitar a luz natural e curtir a vista para um lindo céu, também servem como um ótimo acabamento para deixar o ambiente ainda mais sofisticado e harmonioso.

Porém, frequentemente surgem algumas dúvidas na hora da escolha, por isso, citamos abaixo as principais diferenças que essas opções de cobertura apresentam. Confira!

Processo de fabricação

Em geral, para a produção do policarbonato são utilizadas algumas substâncias derivadas, tanto do gás bisfenol quanto do ácido carbônico. Sua composição é composta por carbonatos, que se trata de ligações de moléculas de carbono com o oxigênio.

Assim, de forma ainda bruta, ele surge como pequenos flocos e tamanhos diferentes, mas através do processo, é possível alcançar a forma de chapa utilizada na produção das coberturas.

Para as coberturas de vidro, as opções são apenas os vidros laminados e aramados, sendo algo estabelecido pela Norma Técnica.

Qual a diferença entre suas vantagens?

Quando o assunto é vantagem, a cobertura de policarbonato possui pontos positivos por ser uma ótima opção para quem se preocupa com o custo. Isso porque essa opção é mais leve, por isso, não necessita de uma estrutura mais robusta.

Além disso, é um material que possui uma vida útil longa e com o tempo não ganha o aspecto amarelado e nem perde a sua transparência. E quando o assunto é segurança, o policarbonato é uma opção inquebrável e consegue permanecer firme em relação a impactos.

As vantagens da cobertura de vidro também são várias, pois, são ótimas opções para coberturas de garagens, pergolados e até mesmo jardins de inverno. Entretanto, esse modelo possui um custo mais elevado em relação ao policarbonato.

Isso porque para optar por essa cobertura, é necessário utilizar peças de alumínio ou esquadrias de inox para dar mais segurança e sustentabilidade à estrutura por ser bastante pesado. Porém, a cobertura de vidro apresenta um ponto mais vantajoso por oferecer mais transparência e visibilidade.

Diferença entre o conforto térmico e acústico

Quando a opção é colocar coberturas transparentes, é preciso considerar alguns fatores que demonstram diferença entre essas duas opções, principalmente, em relação ao conforto acústico e térmico.

Os dois modelos, tanto o vidro quanto o policarbonato, são bastante eficientes em relação aos raios ultravioletas, pois desenham um ótimo papel de proteção de infravermelho.

Contudo, as coberturas de vidro possuem uma vantagem maior em relação ao conforto acústico. Geralmente, essas opções conseguem diminuir ruídos causados por situações externas.

Em suma, para escolher a cobertura ideal é preciso considerar todas as diferenças entre o vidro e o policarbonato e optar pela opção que mais se adequa conforme o projeto e a necessidade do ambiente.

Quer adquirir a cobertura ideal para sua residência? Então, realize agora mesmo um orçamento conosco e saiba mais sobre o assunto.