Conheça os tipos de vinhos para harmonizar com carnes

O vinho, mesmo sem estar acompanhado de nenhuma outra comida ou bebida, por si só, já é uma deliciosa bebida, não é mesmo? Mas uma dica muito interessante é harmonizar o vinho com o prato ideal para saborear a combinação sozinho, com amigos ou sua família.

A harmonia de vinhos com carne é feita há muitos anos, principalmente com a intenção de intensificar o sabor do prato, escolhendo um vinho mais encorpado.

Contudo, com tantas opções de vinhos disponíveis no mercado e tantas informações sobre o assunto, muitas pessoas ainda possuem dúvidas de qual o vinho ideal para tomar consumindo carnes vermelhas.

Se você é uma dessas pessoas, saiba que não está sozinho. Pensando nisso, hoje trouxemos algumas dicas importantes para te ajudar a encontrar o equilíbrio e a harmonia perfeita. Confira a seguir:

Tipos de vinhos para harmonizar com carnes

É válido levar em consideração, antes de escolher o tipo de vinho ideal, o preparo da carne, os temperos utilizados e os acompanhamentos.

A harmonização mais comum para saborear vinhos com carnes vermelhas é o vinho tinto. Fazer esse equilíbrio pode ser mais simples do que você imagina, principalmente com a nossa ajuda:

Malbec

O Malbec é um tipo de vinho muito comum de ser consumido na Argentina. Ele é perfeito para combinar com carnes que estão mais próximas aos ossos, como as costelas.

Você também pode apostar tomar o Malbec em churrascos, com carnes grelhadas e carne de cordeiro, para acentuar o sabor.

Shiraz

O vinho Shiraz, ou Syrah, é um tipo de vinho muito antigo e conhecido em diversas partes do mundo. Ele combina com carnes preparadas de diversas maneiras, assadas, contrafilé grelhado, carnes vermelhas com molho gorduroso ou apimentado, por exemplo.

Pinot Noir

Esse vinho é muito comum de ser consumido na França. Ele possui um sabor bem intenso, combinando com preparações de carnes bem passadas em filé, salames, presuntos com alto teor de gordura e salsichas.

As carnes com molhos de creme de leite ou cogumelo também são ótimas combinações para fazer harmonia com esse tipo de vinho.

Cabernet Sauvignon

Essa uva é bem simples de cultivar e se adapta em diferentes regiões, por isso é bem conhecida e consumida.

O equilíbrio para esse consumo de vinho é com carnes de cordeiro, de caça, contrafilé, carnes mais próximas do osso, churrasco e carnes com sabor mais forte e característico.

Merlot

Esse vinho é muito consumido na França, sendo um dos mais cultivados no mundo. Seu sabor sedoso e leve é ideal para harmonizar com salames, carne assada, carne bem passada e carne com molhos mais suaves.

Carménère

Esse tipo de vinho possui um sabor muito marcante e as pessoas que o consomem gostam de combiná-lo com carnes de caça, carnes vermelhas mais magras, carnes de cordeiro e carnes de javali.

Essas dicas não fazem parte de uma regra. Elas servem apenas para te direcionar para a combinação e harmonia perfeitas para o seu paladar. O ideal é ter cuidado com a preparação da carne, levando em consideração o ambiente de preparo para não interferir no sabor.