5 problemas gerados por falta de segurança na instalação de coberturas

Quando acontecem algumas falhas na execução ou no projeto de instalação de coberturas, é comum que alguns problemas e transtornos possam acontecer na edificação.

A penetração ou transbordamento de água, entupimento de condutores, de calhas e outros danos são alguns dos exemplos mais comuns gerados pela falta de segurança na instalação de coberturas.

Diversas obras podem acabar sofrendo com essas questões e isso pode acontecer por diversos fatores, como a falta de preparo dos profissionais que instalam, materiais de má qualidade, empresas não especializadas no assunto e muito mais.

Com isso, pensando em te ajudar a entender mais sobre esses problemas comuns e como evitá-los, trouxemos algumas informações importantes. Confira a seguir!

5 problemas causados pela má instalação de coberturas

1 – Vazamento de água

É muito comum que o vazamento de água seja uma realidade quando as coberturas não são instaladas com segurança. Esse transbordamento de água é causado pelo dimensionamento incorreto dessas estruturas, podendo ser pequenas demais e não aguentar a demanda e o volume da água.

Também é comum que as coberturas instaladas sofram alterações por ações da chuva, por exemplo, e comecem a trazer problemas para a edificação, principalmente nos dias de chuvas e ventanias.

2 – Infiltração

Outro problema comum que pode ser gerado pela falta de segurança no momento da instalação de coberturas são as infiltrações. Nos dias de chuva, a água pode se infiltrar pelas frestas deixadas quando o material não é adequado para o local.

Isso acontece principalmente pela falta de vedação necessária para aquele ambiente, fazendo com que alguns espaços fiquem sujeitos a entrada da água, causando infiltrações.

Esse problema pode ser resolvido a partir de coberturas feitas sob medida para aquele determinado ambiente, sem que nenhum espaço fique sobrando, evitando que a água da chuva entre e cause problemas na edificação.

3 – Calhas entupidas

Mais um dos problemas que a falta de segurança pode causar quando as coberturas não são instaladas corretamente são as calhas entupidas.

Quanto maior o volume de água na cobertura, maiores as chances de terem sujeiras acumuladas e outros objetos. É comum que muitos projetos não levem esse ponto em consideração e, com isso, o imóvel apresenta dificuldades da água ser escoada por conta do entupimento das calhas.

4 – Corrosão de materiais

Os materiais da cobertura que devem ser instalados na área externa, por exemplo, precisam ser feitos com materiais duráveis justamente para que não sejam corroídos.

As coberturas produzidas em estrutura de alumínio e pintadas em epóxi são muito resistentes e eficientes quando o assunto é coberturas externas de um imóvel. Assim, é possível evitar corrosões, acúmulo de sujeiras e riscos para os moradores.

5 – Impermeabilização

Quando você decide instalar uma cobertura na área externa da sua casa ou empresa, um dos maiores objetivos é criar uma área seca naquele local, não é mesmo?

Com isso, quando essa instalação não é feita de forma segura, é possível que a impermeabilização não seja uma realidade, sendo um problema que pode acabar gerando outros, como a infiltração que citamos anteriormente.

Escolher empresas de confiança para fazer essa instalação de coberturas pode te ajudar a evitar esses problemas.
Se quiser saber mais sobre o assunto, entre em contato conosco e solicite um orçamento!