Indicado para quem deseja 100% de transparência, o policarbonato tem se tornado muito conhecido, pois ele é um termoplástico com característica de transparência, beleza, alta resistência mecânica, baixo peso, isolamento acústico e maior resistência ao fogo. Essas características tornam sua cobertura de policarbonato segura, prática e bonita.

O Policarbonato

O Policarbonato é um termoplástico de engenharia composto de uma resina resultante da reação entre derivados do Ácido Carbônico e o Bisfenol A. Possui características de transparência, beleza e alta resistência mecânica e vantagens como seu baixo peso, excelente isolamento acústico e maior resistência ao fogo, que o tem tornado muito conhecido e utilizado em aplicações diversas, tornando sua cobertura em policarbonato segura, prática e bonita. O Policarbonato é comercializado sob diversas formas, sendo as chapas planas Alveolares e Compactas e as Telhas de Policarbonato as utilizadas na construção civil com destaque para coberturas em policarbonato.

PROPRIEDADES TÍPICAS

PROPRIEDADE MÉTODO ASTM UNIDADE VALOR
Índice de Refração D-542 1,586
Densidade D-792 g/cm³ 1,20
Resistência à Tração 38 kgf/cm² 665
Resistência ao Escoamento D-638 kgf/cm² 630
Resistência à Compressão D-695 kgf/cm² 875
Resistência ao Cizalhamemto D-732 kgf/cm² 700
Módulo de Elasticidade D-638 kgf/cm² 23820
Temperatura de Deflexão ao Calor D-648 ºC 133
Coeficiente de Dilatação Térmica D-696 cm/cm°C 6,8×10-5

Estas características têm proporcionado grande aplicação na construção civil, como envidraçamento e coberturas abre e fecha, translúcidas , em substituição ao vidro e ao acrílico, pois as chapas de policarbonato podem ser curvadas a frio na própria obra, desde que obedecidas as especificações dos fabricantes.

RESISTÊNCIA AO IMPACTO

A Cobertura de Policarbonato possui uma extraordinária resistência ao impacto. Chapas compactas utilizadas isoladamente ou em sistemas compostos constituem um dos mais avançados meios de segurança em envidraçamento. Adequadamente especificadas podem resistir a impactos de projéteis disparados por armas de grande potência, desde revólveres .38 super automáticos até rifles NATO 7.62 de alto poder de fogo. O Policarbonato é classificado como material de segurança para envidraçamento estrutural, pois é 250 vezes mais resistente do que o vidro e 30 vezes mais resistente do que o acrílico. Com esta qualidade, as chapas de policarbonato oferecem alta segurança contra os atos de vandalismo.

RAIO MÍNIMO DE CURVATURA A FRIO

Algumas literaturas indicam o raio mínimo de curvatura a frio das chapas planas de policarbonato como o equivalente entre 100 e 150 vezes a espessura da chapa, outras especificam que o raio mínimo deve ser de 175 vezes.

TRANSPARÊNCIA

No limite visível do espectro solar, as Coberturas de Policarbonato cristal possibilitam a entrada de 71 a 82% de luz, dependendo da espessura. Este resultado permite um nível de visibilidade adequado, comparável até ao do vidro, mas com uma vantagem muito especial: a proteção contra a radiação Ultra-Violeta, deixando seu ambinete iluminado e protegido.

MANUTENÇÃO E LIMPEZA

Depois da instalação das chapas de policarbonato, os resíduos dos elementos de vedação bem como do filme protetor que eventualmente tenham ficado presos, podem ser eliminados facilmente com um pano macio impregnado com nafta ou querosene, lavando-se logo em seguida com bastante água e sabão neutro ou detergente doméstico. Para respingos de tinta ou graxas, remover antes de totalmente secos com álcool isopropílico ou Butil Celosolve. Não empregar gasolina, benzina, acetona ou thinner. Recomenda-se uma limpeza periódica trimestral, seguindo os procedimentos abaixo, que assegurará uma duração prolongada das chapas de policarbonato.

1. Molhar a chapa com água morna.
2. Lavar a chapa com uma solução de detergente neutro.
3. Usar um pano ou esponja macios para eliminar os restos de sujeira.
4. Repetir a lavagem e secar com um pano macio para evitar que a água acumulada possa manchar a chapa.

PRECAUÇÕES:

Não usar elementos de limpeza abrasivos ou altamente alcalinos (Ex.: saponáceos ou limpadores a base de amoníaco.
Não usar Butilo Celuloso nem Isopropanol na superfície protetora do policarbonato.
Não lavar as chapas de policarbonato sob sol forte ou temperatura elevada.
Não aplicar esforços físicos nas estruturas e chapas sem orientação prévia.